quinta-feira, 17 de junho de 2010

PROJETO AQUECIMENTO GLOBAL



PROJETO AQUECIMENTO GLOBAL


EQUIPE RESPONSÁVEL:
ANALY MORENO
ARNALDO MOUZINHO
DÉBORA REOLO
ELINÉIA DE FRANÇA
MAIARA ARAGÃO
TAINA NATÁLIA
VIVIAN RODRIGUES

PERÍODO DE DURAÇÃO: JULHO A DEZEMBRO

PÚBLICO ALVO: 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEMA E ASSUNTO: AQUECIMENTO GLOBAL-DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

ÁREAS ENVOLVIDAS: CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, MATEMÁTICA E PORTUGUÊS.

JUSTIFICATIVA:

O tema aquecimento global é algo hoje muito citado e preocupante para todos os seres humanos, pois a vida do Planeta está sendo ameaçada. Portanto, é dever de todos nós, profissionais e pais, orientarmos os alunos e a população sobre a importância de cada cidadão neste combate.
Pensamos que a escola é o espaço ideal para estimular reflexões quanto aos problemas ambientais, envolvendo a interdisciplinaridade. Neste contexto,cabe à educação preparar não só para a sociedade do presente, mas criar um referencial de valores e de meios para compreender e atuar em sociedade que dificilmente imaginamos como serão.

OBJETIVO GERAL:

Compreendendo a problemática do aquecimento global como conseqüência da interferência do homem com relação ao meio ambiente, pretendemos estudar através de situações-problema, a fim de promover uma atitude reflexiva , a partir de conteúdos científicos onde os alunos possam compreender que existem alternativas capazes de contribuir para minimizar os problemas ambientais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos que serão estudados;
-Conhecer as transformações ocorridas no Planeta Terra, para que exista vida;
-Entender a importância da camada de ozônio para a vida dos seres humanos;
-Refletir sobre a causa da destruição da camada de ozônio;
-Integrar alguns conceitos referentes às porcentagens de gases, e outros elementos que podem causar a chuva ácida;
-Compreender o aquecimento global como causa do aumento estufa;
-Compreender a interferência do aquecimento global no clima do Planeta;
-Conhecer algumas ações humanas que poderão contribuir para minimizar a problemática do aquecimento global;

PROCEDIMENTOS:

-Pesquisas e estudo sobre o aquecimento global;
-Exibição do filme: A Era do gelo;
-Passeata ecológica;
-Construções de cartazes, painéis, etc...
-Coleta seletiva;
-Plantio de mudas;
-Cálculos referentes às quantidades de lixo produzidos dentro do espaço onde convivem;

METODOLOGIAS E CRONOGRAMA:

1º Momento
1ª aula
Faremos o levantamento das questões problematizadora, onde o professor proporcionará aos alunos momento de reflexão sobre as questões apresentadas de acordo com seus próprios conhecimentos.

2º Momento
2ª aula
Exibição do filme “A Era do Gelo”, a fim de socializarmos as informações apresentadas no filme referente ao aquecimento global, mesmo que este não tenha sido percebido pelos alunos.

3ª aula
.Após, as discussões em sala sobre o filme da aula anterior, será proposta uma pesquisa, sobre o aquecimento global.

3º Momento
4ªaula
Socializaremos as pesquisas realizadas pelos alunos, onde cada um poderá expor o que pesquisou.Em seguida os mesmos, serão divididos em grupos, e receberão um pequeno texto sobre o aquecimento global.

5ªaula
Discutiremos sobre as questões apresentadas e estabeleceremos relações com as pesquisas realizadas.

4º Momento
6ªaula
Confeccionaremos cartazes com as informações trazidas pelos alunos, nas aulas anteriores.O mesmo será fixado nas paredes da sala.

5º Momento
7ªaula
Trata-se de uma aula expositiva e dialogada, com leituras de textos sobre a importância da coleta seletiva, mediante orientações docente.

8ªaula
Será proposto aos alunos que façam um levantamento de quanto lixo jogam por dia em suas casas, deverão registrar no caderno de Ciências todos os cálculos.

6º Momento
9ªaula
Após o levantamento dos lixos gastos em casa, faremos uma soma no total de quanto lixo é jogado fora em toda a classe, este cálculo deverá ser realizado por pequenos grupos, envolvendo as habilidades matemáticas dos alunos. Oportunizaremos então, a conscientização da coleta seletiva, da diminuição dos lixos, e da importância da reciclagem.

10ªaula
Faremos uma aula experimental, onde os alunos vivenciarão os conceitos de onde vem o oxigênio que respiramos.

7º Momento
11ªaula
Através uma aula expositiva e dialogada, o professor questionará os alunos quanto às observações e opiniões sobre o clima, contextualizando com o tema aquecimento global da sua região e das demais regiões do Brasil e do mundo.

8º Momento

Faremos uma passeata ecológica pelo bairro, conscientizando a população sobre a importância de se plantar uma muda e da coleta seletiva. Será feito cartazes para serem levados á rua.

9º Momento

Realização de um produto final de todo nosso projeto. Será montada uma pequena demonstração de como ocorre o aquecimento global em um vulcão, e os danos que podem causar.

MATERIAIS NEDESSÁRIOS:

-Cola;
-tesoura;
-papel reciclável de coador de café;
-copo plástico;
-vinagre;
-bicarbonato sódio;
-água;
-anilina;
-detergente;
-papel crepom.

Um comentário:

  1. achei espetacular vou usar muitas dicas. Parabéns. vou fazer esse projeto sobre o aquecimento global.,

    ResponderExcluir

Comente para que possa-mos melhoras!